Header Ads Widget

Responsive Advertisement

STF invalida, por unanimidade, estratégia jurídica de desqualificar mulheres vítimas de violência

 



Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, nesta quinta-feira (23), que é inválida a prática de desqualificar e culpar as mulheres vítimas de violência quando ocorre o julgamento destes crimes na Justiça. A decisão foi tomada por unanimidade.

Prevaleceu o voto da relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia, no sentido de impedir o uso da estratégia em processos criminais.

Seguiram o entendimento os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes e o presidente Luís Roberto Barroso.

A ministra Cármen Lúcia afirmou que as mulheres, quando vão à delegacia denunciar os crimes, ouvem perguntas sobre seu comportamento na situação e se “não fez por merecer”. Inicialmente, os ministros tinham decidido que a vedação valeria para casos de crimes sexuais.

Mas, ao final do julgamento, os ministros decidiram estender para todos os crimes de violência contra a mulher – os delitos previstos na Lei Maria da Penha e a violência política de gênero, por exemplo.

Postar um comentário

0 Comentários

Olá!

Bem-vindo aos serviços Deromi Bezerra

Mensagem Online
+5588997653553
Ligue-nos para +5588997653553 a partir de 6:00hs as 23:00hs
Olá! Posso ajudar?
×
Nosso Whatsapp 👈